terça-feira, 13 de outubro de 2009

Quanto custa uma ambulância?

Depois de pesquisar na internet os valores de ambulâncias para compra, colacionamos alguns exemplos de respeito ao dinheiro público. Em postagem anterior, quando fizemos alguns cálculos comparando o aluguel com a compra, erramos não só quando deixamos de contar 6 ambulâncias UTIs, mas também quando atribuímos a cada uma das 56 ambulâncias um valor bem acima do praticado:

- O Município de General Câmara-RS adquiriu ambulância zero km, cor branca, motor a Diesel, injeção eletrônica, ano de fabricação 2009 e modelo 2010, por R$ 98.500,00), em 22/09/2009. (confira 1 e 2)

- O Governo de Goiás, no dia 23 de setembro de 2.008, adjudicou a compra de uma ambulância por R$ 110.000,00. (confira aqui)

- O Município de Nova Laranjeiras, homologou a licitação em 04/03/09 para a compra de uma ambulância zero km, modelo Fiorino, pelo valor total de R$ 45.470,00. (confira aqui)

- O Estado do Mato Grosso do Sul licitou a compra de uma ambulância UTI, em OUT/2008, por R$ 143.500,00. (confira aqui)

- O Município de Bofete-SP, licitou a compra de ambulância, em JUN/2008, por R$ 42.000,00. (confira aqui)

- O Município de Itajubá/MG licitou a compra de uma ambulância em JUN/2008 por R$ 49.500,00. (confira aqui)

- O Município de Campina Grande-PB adquiriu uma ambulância, em SET/2008, por R$ 45.200,00. (confira aqui)

- A Universidade Federal do Rio Grande do Norte adquiriu, em 2008, 2 ambulâncias modelo PEUGEOT BOXER, por R$ 101.975,00 cada uma. (confira aqui)

- O Município de Praia Grande-SP, segundo um canal de notícias, adquiriu uma UTI móvel neste ano de 2009, equipada com monitor-desfibrilador, respirador, oxímetro de pulso, medicamentos para emergência e instrumentos cirúrgicos por R$ 127 mil ao Município. (confira aqui)

- O Município de Santos renovou a frota de veículos da SMS (Secretaria de Saúde) em 2008, adquirindo furgões da marca Mercedes Benz Sprinter, adaptados para ambulância de suporte básico, que possuem maca e pranchas rígidas para imobilização e transporte do paciente; sistema de oxigênio e aspiração e sistema portátil de oxigênio (cilindros de alumínio); armários, cadeira de rodas, colares cervicais, talas flexíveis, material de assepsia (luvas, gases etc), além da mochila de urgência e emergência completa. O custo de cada ambulância foi de R$ 135.276,67. (confira aqui)

8 comentários:

RAFAEL disse...

Cleber,

o unico gasto q a prefeirura tem é o de combustivel. O preço inclui, a ambulancia com equipamentos completos, motorista e caso haja algum problema com o veiculo a empresa responsavel tem q consertar e recolocar uma outra no prazo de 48 horas. Em tudo vc anda colocando caroço na angu, procure se informar melhor antes de criticar.

Cleber Tinoco disse...

Rafael,

O angu está cheio de caroço e não fui eu quem colocou. Explique-me como se justifica a locação com recursos que dariam para adquirir as ambulâncias, com sobra bastante para remunerar os motoristas. Os exemplos mencionados na postagem são de ambulâncias equipadas e para poucas unidades. Não tenho dúvida de que o preço seria ainda menor caso fossem adquiridas 56 ambulâncias, número contratado por Campos. Agora seja racional, porque até agora não conseguiu convencer.

Bicho Possuído disse...

Dr. Cleber,

Parece que tem gente com DAS acessando seu post. Só um DAS da prefeitura para saber de tantos detalhes e ainda defender o indefensável. Meu caro Rafael, são números e fatos, não são suposições.
Seja inteligente e coerente nas suas colocações.

Bicho Possuído

xacal disse...

48 horas de prazo...? com esses valores a empresa "contratada" deveria ter uma frota de stand-by, como acontece em casos de locação de serviços de frota...

imagine uma unidade com 48 horas de espera...dá para quantificar os danos irreversíveis aos usuários do sistema...?

creio que não...

o problema dessa gente, não é tentar defender o indefensável, afinal eles são pagos para isso...nem, tampouco, gritar seus pobres argumentos, na esperança que a realidade se transforme, e lhes fique favorável...não, isso não é o pior...

o pior de tudo, é que manipulam vidas humanas...

um abraço, Cléber...

Anônimo disse...

É incrível, mesmo com as contas feitas provando que foi um péssimo negócio para a Prefeitura, ainda tem gente vislumbrando perseguição.
Poxa Rafael, acredito que você nem tenha DAS, afinal para ter DAS deve haver alguma exigência intelectual, mas peça a alguém de sua confiança para fazer a conta para você e depois volte ao blog para apresentar reconsiderar sua posição.
Nascimento Jr
nascimento.jr@bol.com.br

Paulete disse...

Quem vota Cláudio Andrade não merece credibilidade. Tenho dito.
Então me diga, Dr., o que pensa sobre seu candidato ser um terceirizado da PMCG?

Unknown disse...

cleber, refassa sus contas incluindo pagamento dos motoristas, ipva, DUDA, manutenção , lavagem, frota de reserva e todo operacional disso e verá que é muito melhor tercerizar o serviço do que adiquirir

Cleber Tinoco disse...

Alexandre,

As contas já foram refeitas, veja aqui: http://clebertinoco.blogspot.com/