quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Curso de Capacitação para o Controle Social

Breve Resumo da 1ª Aula do Curso de Capacitação para o Controle Social

"30 presentes 23 Instituições diferentes estavam ontem na UCAM, na I Iniciativa Local de Capacitação para o Controle Social.Enquanto a Câmara de Vereadores de Campos amarga um afastamento das entidades representativas da sociedade campista, ontem na Universidade Candido Mendes 24 instituições diferentes participaram da primeira aula da I INICIATIVA LOCAL DE CAPACITAÇÃO PARA CONTROLE SOCIAL, iniciativa do Movimento Nossa Campos em parceria com PREX-UENF, PROEX-IFF e UCAM.O tema em questão foi Educação Fiscal: Um convite à cidadania, com módulos desenvolvidos pela Receita Federal de Campos e Macaé, reflexões sobre educação fiscal no contexto social e gestão democrática dos recursos públicos.Os presentes discutiram a cultura política de nossos gestores de não planejar junto com a população, de solicitar presença da sociedade nas audiências públicas apenas a titulo de cumprir o protocolo, uma vez que as diretrizes, as propostas apresentadas pela entidades representativas, depois não são implementadas pelo executivo, muito mesmo fiscalizada pelo legislativo.Um participante relatou: 'vislumbramos algumas portas se abrindo e a que mais considerei foi chamar os candidatos a fazerem seu PPA embasados em seu programa de governo antes de se elegerem e criarem seus planos de governo embasados também nas necessidades apresentadas pela população. Após isso, basta eles assinarem este acordo e registrar em cartório com firma reconhecida e fazermos o papel só de acompanhar as ações feitas a cada ano, vigiando os orçamentos anuais. Achei interessante tb. a sugestão de um dos participantes do curso em pegarmos o PPA e o planejamento do orçamento do ano que vem para discussão dentro do grupo com profissionais capacitados para nos ajudar a entender tais documentos e daí organizarmos alguma ação, caso tenha algo discrepante ou irregular'”.

3 comentários:

Ricardo de Freitas disse...

Uma pena que este Curso de Capacitação na foi aberto a entidades de outros municípios da região.
RICARDO ROCHA DE FREITAS
SÃO FIDÉLIS - RJ

Cleber Tinoco disse...

Ricardo,

Apesar do curso destinar-se precipuamente à sociedade campista, não acredito que seja negada a entidades de outros municípios interessadas em participar.

Anônimo disse...

Pena que não vai dar em nada de concreto. Essas terceirizações escandalosas estão aí e o pessoal se "capacitando para controle social". Tá na cara que para entrar com uma Ação Popular, ou queimar pneus em frente da Prefeitura, não precisa "se capacitar". A coisa tá preta e vcs estão querendo estudar mais o que...
Esse curso é desculpa para ganhar tempo e não encarar Garotinho de frente!