Sobre a faxina milionária já escrevemos:
A grande limpeza.... Parte 2 Algumas comparações dão a dimensão do volume de dinheiro reservado para a faxina da Prefeitura e de suas secretarias. De acordo com o site da PMCG, nos primeiros 8 meses de governo, foram gastos R$ 26 milhões com os salários de todos os profissionais das áreas médica e administrativa lotados no HGG. Além disso, os 2.300 contratados mantidos pelo TAC, que atuam nas UBS's do município, receberam salários que totalizaram R$ 16 milhões entre janeiro e agosto deste ano. Portanto, os recursos carreados para a grande limpeza (quase R$ 37 milhões/ano) dariam para pagar os salários de todos os profissionais do HGG por quase um ano ou de todos os 2.300 contratados das UBS's por um ano e meio, com sobra de 781 mil reais.
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E mais estes posts:
http://clebertinoco.blogspot.com/2009/09/terceirizacao-dos-servicos-de-limpeza.html
http://clebertinoco.blogspot.com/2009/09/grande-limpeza.html
http://clebertinoco.blogspot.com/2009/11/faxina-milionaria-que-compreende-mao-de.html
Bom, hoje gostaria de comparar esta licitação com a promovida pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro para serviços de limpeza e conservação predial. Não se sabe quantos funcionários terceirizados da limpeza o Governo Rosinha resolveu contratar, mas, segundo notícias divulgadas pela imprensa à época, com base no depoimento do Secretário de Administração Fábio Ribeiro, seriam 1200 trabalhadores. Na página do Ministério Público, existe uma tabela com a estimativa dos custos com cada auxiliar de serviços gerais, que parcialmente disponibilizo abaixo (se preferir, baixe o arquivo zipado aqui e consulte o Anexo V):
Como se verifica, o valor estimado (porque anterior a licitação) foi de R$ 1.726,41 (mil, setecentos e vinte e seis reais e quarenta e um centavos) por cada auxiliar de serviços gerais. Se multiplicarmos este valor pelos 1200 trabalhadores terceirizados teríamos como resultado: R$ 2.071.692,00 (dois milhões, setenta e um mil, seiscentos e noventa e dois reais) mês. Portanto, se multiplicarmos este valor pelo período de 12 meses, teremos: R$ 24.860.304,00 (vinte e quatro milhões, oitocentos e sessenta mil, trezentos e quatro reais).
Decerto que existe um lapso de um pouco mais de 1 ano entre a licitação do MP (26.06.2008) e a do Município (23/09/2009), mas, ainda assim, parece-me difícil sustentar uma diferença de R$ 11.920.764,60 (onze milhões, novecentos e vinte mil, setecentos e sessenta e quatro reais e sessenta centavos), que existe entre os R$ 24 milhões pela tabela do MP e os quase R$ 37 milhões do Município de Campos.
Um comentário:
No dia 27 de abril, está programado um grande ato em frente à Câmara Municipal de Campos, às 9:00 horas, a fim de cobrar dos membros da casa legislativa ações que intercedam pela prorrogação do concurso da Educação de 2008, diante das necessidades já apontadas de aumento na quadro efetivo de funcionários desta área.
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