segunda-feira, 6 de maio de 2013

Controle do Poder Político


"A solução para sobrepujar tão consistentes entraves [ao controle do Poder Político] só advirá com o tempo, mas pode-se, sem dúvida alguma, minorar os males decorrentes de tal estado de coisas, bem como encurtar o período a ser vencido para superação deles. Cumpriria que os setores mais conscientes da sociedade civil se organizassem para fazer uso sistemático de todo instrumental jurídico de controle disponível." (Celso Antônio Bandeira de Mello - Controles do Poder Político, RTDP n.º 11, p. 67).

4 comentários:

douglas da mata disse...

Setores "mais conscientes"...rsrsr.

E quem define quem são os "mais" e quem são os "menos"?

Quem define o que é "consciência" e a serviço de "quem" ela estará.

Como se as escolhas da população fossem inconscientes, e tivessem que ser tuteladas por "iluminados".

Putz, melhor ler isto que ser cego.

É Cléber, só te resta a passeata do cansei, ou o colar de tomates de ana maria braga...rsrsrs

Cleber Tinoco disse...

E quem te garante que as escolhas da população são conscientes e livres? Renega a força do poder econômico?

douglas da mata disse...

Não, meu filho, mas estas escolhas, pela sua natureza mais ampla, e pela natureza secreta e universal do voto, podem ser ruins, mas são muitos melhores que as escolhas dos "iluminados".

Sua pergunta já te trai, e traz a sua pobre linha de raciocínio à tona: queres uma democracia sem povo, ou pior, que esta seja tutelada por "conscientes".

Se o poder econômico incide sobre uma multidão dispersa, o que dizer de alguns "iluminados"?

Democracia é o pior sistema, mas ainda não inventaram nada melhor!

Muito menos este troço dito pelo Bandeira de Mello.

Neste sentido, a luta do poder econômico para impor sua agenda sobre as decisões políticas, ainda que nefastas, são mais toleráveis que o assédio deste poder sobre a construção ideológica dos "iluminados".

É só ver quem defende esta porcaria e verás aonde está o poder financeiro!

As teses das decisões "técnicas", "jurídicas", "especializadas", "conscientes".

A boa e velha cantilena do Millenium que anda de intoxicando.

Em tempo, cadê o observatório? já cansaram? putz

Cleber Tinoco disse...

Você quer dizer que somos iluminados piores do que os "iluminados econômicos", que se legitimam no poder pelo voto direto, secreto e universal, no exercício legítimo da liberdade dominada?

Eu quero uma democracia com ampla participação popular, não só no dia da eleição. E você, quer uma democracia de representantes eleitos pelo voto livre-dominado? Você acredita mesmo numa consciência livre no dia da eleição? Defende uma sociedade conduzida pelos "iluminados econômicos", amparados no voto livre e consciente, no voto filosófico?

Se estamos todos submetidos ao poder econômico, como defende, no que você se inclui, o que nos diferenciaria seria o grau ou a intensidade de vassalagem?

Se bem entendi, está conformado pelo estado de coisas, por isso prefere acreditar que um dia a promessa da democracia representativa (amparada no volo livre-dominado)será cumprida.

Espero que acorde antes que você conclua a travessia de vida aqui na Terra. E espero que não se arrisque nesta travessia sozinho.